Blog LojaEvangelica.com.br

CD's e DVD's Gospel.

No public Twitter messages.

Facebook
RSS






O mais recente trabalho inédito da cantora Vanilda Bordieri tem por título 'Pra Deus é Nada' e acaba de chegar às lojas de todo Brasil. 

A cantora é a autora de 9 das 15 faixas do disco que ainda conta com composições de Anderson Freire, Rogério Junior, Tony Ricardo, Eduardo Schenatto, Gislaine e Mylena e André Buenno. A produção, desta vez, ficou por conta de Ronny Borboza que tem se mostrado um grande produtor entre os pentecostais.

Mais uma vez saímos na frente e acabamos de disponibilizar a análise do disco. Confira:

Peregrino
O disco começa ao som dessa canção escrita por Rogério Junior que fala sobre algo descrito em 1 Pedro 2:11 ‘Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma’. A canção ressalta que nossa morada é no céu e que devemos ser fiéis a quem nos chamou, vencer as lutas desse mundo para alcançar o que é eterno [a salvação]. ‘Peregrino este mundo não é tua casa’ destaca bem a mensagem da canção!
A faixa ganha destaque pela letra e arranjos que foram bem distribuídos durante toda faixa. Para melhorar ainda mais temos, depois do primeiro refrão, um novo trecho com uma pegada ainda mais forte que deixa a canção ainda mais impactante e pentecostal.

Glorificado é Deus
Esta, para quem não sabe, é uma regravação - a primeira versão foi gravada por Alexandre Bernadino. A faixa é animada, tem uma pegada mais dinâmica [rapidinha] com os instrumentos ‘cantando’ a canção junto com a cantora. Assim como já disse em outra postagem Vanilda é uma das poucas cantoras que consegue dar um ar de ‘novo’ mesmo em canções regravadas e isso aconteceu mais uma vez nessa faixa.
A exaltação de Deus é mais que percebida já que a frase ‘Glorificado é Deus’ é dita/cantada 63 vezes durante toda a faixa. Nessa faixa, em especial, e também em outras percebo que o Back vocal poderia ter sido melhor aproveitado e principalmente ser mais forte – até mesmo um coral seria muito bem vindo nessa faixa!
  
Pra Deus é Nada
Essa faixa vai te surpreender pela letra e principalmente pela profundidade espiritual. É bem fácil assimilar a letra com nosso dia.
Já pensou em quantos problemas enfrentamos? Quantos desafios diários? aí chega uma pessoa e canta que esse problema pra Deus é nada!? O resultado é algo impressionante já que mexe com nosso interior e eleva nossa fé a um nível incrível – as lágrimas se tornam o primeiro sinal da força dessa canção.
Analisando tecnicamente a letra é bem simples e com muita repetição – o que poderia deixar a faixa um tanto quanto cansativa, mas a surpresa está na unção da mesma que não é medida por questões técnicas e sim espirituais e só quem ouve e sente isso sabe do que estou falando. O resultado é uma canção que não enjoa e gruda na mente!
O back vocal e os arranjos foram muito organizados durante toda faixa com o intuito de deixa-la moderna, mas sem perder a leveza da uma canção espiritual!

Enche-nos (Dueto com Elaine de Jesus)
Eis que na quarta faixa podemos ouvir a mais pentecostal de todas as canções.
A participação de Elaine de Jesus deu um brilho a mais na faixa e mostrou as pentecostais em grande harmonia em uma canção bastante forte.
A letra é uma invocação a Deus que chega trazendo seus sinais e operando entre os irmãos – o que faz uma leve analogia ao dia de pentecostes em um contexto mais atual.
Destaque para os arranjos onde é possível perceber que em cada refrão eles são diferentes mostrando que Ronny Barboza se preocupou com cada detalhe durante o desenvolvimento da faixa – destaque especial para a guitarra e bateria que deram um show! A única coisa que vejo que poderia ser melhor trabalhada é o back que poderia ser mais forte com aquela pegada bem pentecostal que ouvimos nos back do CD ‘Som do Meu Povo’.



O Semeador
Essa canção é muito gostosa de ouvir. A melodia serena na primeira estrofe é muito agradável de ouvir. Confesso que a primeira vez que ouvi até achei o refrão um pouco estranho porque a faixa começa falando de missões e depois só fala da volta de Cristo. Portanto é preciso prestar bastante atenção para não ter a mesma impressão que eu tive. Fica a dica!rs
Gostei da voz de Vanilda que pareceu bem aveludada, principalmente no começo da faixa.

No Meu Quarto
‘O inimigo não merece, não vai ver minhas lagrimas’. Cantada em primeira pessoa a faixa é um desabafo mostrando uma pessoa que sofreu, mas que só chora nos pés do Senhor.
A letra é profunda e fala sobre a intimidade que temos com Deus e que nos momentos difíceis devemos procurar a Deus em nosso refugio. Quem ouve a faixa logo lembra da passagem ‘Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê num lugar oculto, recompensar-te-á’. Mateus 6:6
É uma das faixas mais profundas que já ouvi. Gostei muito e super recomendo!
  
Mesmo Sabendo
É uma canção bem gostosa de ouvir. Quando chega no refrão ela dá um animada bem bolada. É uma canção animada, mas que não perde em letra que aliás é bem profética. O ritmo me lembrou canções dos anos 90.

Sem Palavras
A canção que nasceu em um momento bastante difícil da vida da cantora marcou seu ministério por ser sua primeira composição. Depois de ganhar sua versão do DVD ‘Fidelidade’ agora a faixa ganhou nova roupagem, mas não perdeu a essência. O back foi mais trabalhado do que na versão ao vivo. A faixa manteve a espiritualidade, leveza e profundidade que era justamente o que a cantora queria manter. Não dá para eleger qual é a melhor versão porque o campo espiritual é mais amplo que a analise técnica. Eu gostei! A letra é o principal destaque dessa faixa que dispensa comentários.

Te Amarei
É uma declaração de amor a Cristo. Um pouco de clichê na letra, mas tem nos arranjos seu grande destaque. A repetição ‘Contigo meu Senhor’ com inclusão de outras frases torna as canções desse estilo um pouco cansativas e perde um pouco o encanto. É boa, mas não está entre minhas preferidas.

Na Tua Presença
É uma faixa mediana que tem na letra seu maior destaque. O refrão não é forte o suficiente para ser um single que se destaque dentre as outras faixas. Espiritual e pentecostal – assim pode ser descrita essa faixa! Os arranjos ganham força e mais uma vez mostram o belo trabalho do maestro.



A Vinha
Os arranjos da introdução desta faixa já chamam atenção. A canção conta a história bíblica de Nabote que se recusa vender a sua vinha. A analogia da faixa é mostrando que não podemos vender nosso ministério, nossos princípios e nossa salvação. A letra é altamente rebuscada na bíblia e nos mostra que mesmo não vivendo ao lado das melhores pessoas devemos saber que o lugar onde estamos é o lugar que Deus nos colocou. É uma das melhores faixas do CD pelo aprendizado que adquirimos ouvindo a canção.
  
Espírito Santo
A canção lembra e muito os hinos de antigamente. Com simplicidade nos arranjos e leveza da melodia a faixa é daquelas que nos faz viajar ao tempo, lembrar de um tempo de intimidade com Deus, sem modismos, sem exaltação e principalmente sem exposição de homens.
A adoração dessa faixa é vertical e fala direto ao coração de quem precisa. A canção é a cara do círculo de oração e com certeza vai ser sucesso pela questão espiritual e o clima de comunhão que a mesma nos leva! Merece replays!

Um Sinal
A canção começa calma e ganha força. Fala sobre o ataque do inimigo, mas destaca a confiança, a fé e o poder de Deus para conosco. Mais uma vez os arranjos deram um brilho maior nessa faixa!

Segredos da Alma
A faixa também é uma regravação, a primeira a gravar foi Amanda Beatrice. E mais uma vez torno a dizer que Vanilda consegue, como ninguém dar uma cara inédita em canções já gravadas.
A letra é inspiradora e quem se identificar com a faixa é quase impossível não chorar. A intimidade que a faixa nos leva a ter com Deus é incrível. Uma canção com cara de oração e uma profundidade espiritual toma conta de quem ouve a faixa com atenção!
Os arranjos simples se casam perfeitamente com o enredo da faixa e a tornam ainda mais bela! É uma incrível faixa!

Tempo de Obediência (Dueto com Eloisa Bordieri)
O CD termina em alto estilo e com uma canção com clima de comunhão, animação e família, principalmente por sabermos que a filha da cantora participa da faixa. Vanilda contou que ficou muito feliz e orgulhosa de ter a participação de Eloísa que é sua herança e seu orgulho. A adolescente mostra que está seguindo os caminhos da mãe e agora já mostra sua força nessa faixa.
A letra é muito bem bolada e os arranjos dão um ar de pop pentecostal o que torna a faixa bem agradável de se ouvir. Destaque para a guitarra e a bateria que, mais uma vez, mostram sua força e simplesmente arrasam.
 
CONCLUSÃO
Assim como dito em vídeo esse CD sim poderia ter como título ‘Assim Sou Eu’ pois mostra exatamente o que Vanilda é e principalmente a mensagem que ela recebeu e que a mesma quer passar em forma de canção a todos os intercessores e pessoas que acompanham seus trabalhos.

As canções tem em suas letras seu maior destaque e é justamente nesse campo que Deus trabalha – em cima das mensagens espirituais que alcançam os corações.
Esse trabalho musical, embora moderno nos arranjos, mostra que a simplicidade é uma das maiores formas de emocionar e agradar o público. Letras rebuscadas na bíblia e com profundidade espiritual mostraram isso com muita eficiência.
Sem perder o foco pentecostal Vanilda mostrou seu lado mais espiritual e conseguiu tocar corações com a simplicidade. Percebemos que mesmo sem ter letras rebuscas e compridas ela consegue levar uma mensagem de Deus, de refrigério, de salvação a todos que ouvem.

Esse com certeza não é o disco mais pentecostal de Vanilda, mas é o mais espiritual e acredito que esse é o despertamento que precisamos – mais do que arranjos pesados com letras compridas precisamos parar de gritar e deixar nosso coração adorar.

Sinceramente fiquei emocionado com o disco e aprendi grandes lições com o mesmo e sobretudo hoje creio que todos os meus projetos podem se realizar porque pra Deus isso tudo é nada!

Na minha opinião as melhores canções são:
Pra Deus é Nada, Peregrino, Enche-nos, A vinha, Sem Palavras, Segredos da Alma, Espirito Santo e No meu Quarto.

Se você já teve oportunidade de ouvir o disco comente aqui!

Tiago Terciotty l Blog Olhar Pentecostal

Sponsors

  • LojaEvangelica
  • Lançamentos de CDs Gospel
  • Bíblia Sagrada
  • DVDs Gospel Filmes pregações e Louvor